Henrique Prudêncio
Henrique Prudêncio terminou o curso de interpretação na EPTC - Escola Profissional de Teatro de Cascais em 2010.
Conclui em 2014 o curso de Vídeo e Cinema Documental na Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, tendo sido o aluno representante do núcleo do curso. Ao longo da sua licenciatura, levou vários filmes a festivais e dirigiu intervenções culturais que escrevia e interpretava com o grupo “Produções Sem Nome” que fundou em 2009.
Ganhou em 2011 o prémio “Jovem Realizador” no festival de curtas-metragens Inatel com “Adeus Amor”. Em 2014 funda a Onírico Filmes, tendo já produzido e realizado diversos projectos nessa casa.
Trabalhou como editor de vídeos nas empresas Play Harder, OnHD, Ispot Multimédia e Algarve Wedding Films entre 2014 a 2018, liderando uma equipa de edição de casamentos de luxo e editando videoclipes, spots, eventos desportivos e curtas-metragens.
Em 2015 conclui a sua primeira curta-metragem fora do contexto universitário: “Um Dia” que ganhou alguns prémios nacionais incluindo o de “Melhor Filme de Ficção” no C(h)orta - Festival de Curtas-Metragens do Faial.
Em 2019 termina a sua segunda curta-metragem “Um Retrato de Borboletas” que é seleccionada para festivais internacionais, tendo ganho os prémios de “Melhor Curta-Metragem”, “Melhor Realização”, “Melhor Actor” e “Melhor Actriz” no Top Indie Film Awards em Tóquio, Japão. Nacionalmente, foi seleccionada para o Grande Prémio Nacional no FEST - New Directors Film Festival em Espinho e para o Ymotion - Festival de Cinema Jovem de Famalicão.
Trabalha neste momento como realizador e produtor de filmes e publicidades para a sua marca Onírico Filmes.