Projectos Culturais para a Infância

CLIMAAT 100

A CLIMAAT 100 é um espetáculo de teatro para o público escolar do 3º até ao 5º escolaridade e público familiar sobre a temática das alterações climáticas. Aborda-o de uma forma divertida e extremamente dinâmica. Estreou em 2018 no Cine-Teatro Louletano, e conta já com o seu terceiro ano consecutivo em cena.

Diogo é um menino que mora em Loulé, mas do ano 2100, portanto, no futuro.
O que mais adora fazer é ouvir as histórias que a sua mãe, a Dra. Pardal, cientista do laboratório Loulé Adapta, lhe conta sobre Loulé de antigamente: de quando haviam quatro estações do ano, se podia ir à praia durante o dia e até andar de bicicleta. Coisas que ele, infelizmente, não consegue fazer no seu presente. Certo dia, ele e o seu gato, o Carapau, durante uma visita ao trabalho da sua mãe, conseguem entrar na sua última invenção, uma máquina do tempo, a CLIMAAT 100 e aí começam as peripécias que os levam a descobrirem que as ações de cada um de nós no presente influenciam o futuro e só depende de cada um para ajudar na construção dum planeta mais sustentável.

Um espetáculo encomendado pela Unidade Operacional de Ação Climática e Economia Circular do Município de Loulé.

Apartir deste espectáculo foram editados no dia 1 de Junho de 2020 o livro CLIMAAT 100 e o Caderno de Atividades sobre as Alterações Climáticas para professores, educadores e animadores realizarem com crianças e adolescentes nas escolas. A edição esteve a cargo da Câmara Municipal de Loulé, com a autoria de Maria Adelaide Fonseca e ilustrações de Bruno Galrito.

DIA 22 de março 2021 –  DIA MUNDIAL DA ÁGUA
No dia 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. O município de Loulé, no âmbito da Política Local de Ação Climática, disponibilizou ao público a história infantil sobre alterações climáticas “CLIMAAT 100”, passada no território do aspirante Geoparque Algarvensis.
Baseada na peça de teatro e livro infantil “CLIMAAT 100”, a autora (Maria Adelaide Fonseca), leva-nos a viajar ao futuro, numa história com muitas peripécias mas onde se pretende sobretudo alertar e informar sobre um assunto tão sério como é o das Alterações Climáticas (AC), alertando os mais jovens, vigorosos embaixadores da mensagem ambiental, para ações que podem ajudar a diminuir os impactos e vulnerabilidades das AC.

A NOVA ESTÓRIA DO COELHINHO BRANCO

A Nova História do Coelhinho Branco é um espetáculo de teatro, intimista, com uma atriz em palco, um fantocheiro e sete personagens: Uma Narradora, o Coelhinho Branco, a Cabra Cabrês, a Vaca Gaciosa, o Leãonardo, o Ouriço Francisco e o Pato Valente. Juntos irão levar as crianças e toda a família por uma aventura cheia de peripécias divertidas. Os personagens da estória vão variando entre o formato boneco de pelúcia e a representação da atriz, resultando num espetáculo dinâmico e com o aspeto surpresa sempre constante.

E se afinal, tivesse havido um grande mal-entendido e por isso a Cabra Cabrês decidiu ocupar a casa do Coelhinho Branco? E se a história acabasse de forma diferente?

 Criamos uma nova versão do conto popular do Coelhinho Branco, recolhido por Adolfo Coelho e relembrado pelo escritor António Torrado.


O público-alvo deste espetáculo são crianças dos 3 aos 8 anos de idade.

Alteramos a história tradicional com o intuito de enfatizar valores como o da amizade e o do poder pessoal.


Um espetáculo em coprodução com o Teatro das Figuras, a ArQuente – Associação Cultural e  a Figo Lampo – Associação Cultural e Ambiental.

O PÁSSARO ESCRITOR

Trata-se de um projeto que alia a música à poesia, numa simbiose muito sensível que é característica destes dois mundos. Marca uma fronteira muito ténue entre a poesia/palavra e a poesia/música. É nesta sensibilidade que apresentamos este projeto dirigido a crianças e às suas famílias.Aliamos poemas de Fernando Pessoa, Cecília Meireles, Manuel António Pina, José Fanha, Luísa Ducla Soares, Álvaro Magalhães entre outros compositores como Frédéric Chopin, Arvo Part, William Gillock, Heitor Villa-Lobos, Debussy, Astor Piazzola entre outros também.

 

Esta criação teve a sua estreia em 2019 e já percorreu diversas escolas, feiras do livro e festivais.Uma coprodução com o Teatro das Figuras e a Figo Lampo – Associação Cultural e Ambiental.

CATALUA

Uma Estória MusicalUm espetáculo para bebés dos 0-2 anos e crianças dos 3 aos 5 anos de idade.Que som terá a Lua? A tartaruga e os seus amigos estão muito curiosos. Irão eles descobrir? A Lulu e o Zazá vão contar-nos toda a estória! Guiados pelo Fio da IMAGINAÇÃO, os bebés e os adultos que os acompanham, através de cantigas e brincadeiras, são convidados a interagir com os personagens nesta aventura até à luaCoprodução com o Teatro das Figuras e Figo Lampo- Associação Cultural e Ambiental.