Workshops de criatividade e educação ambiental
As Sessões Participativas que a Figo Lampo apresenta decorrem de uma experiência piloto que serviu como ponto de partida para o desenvolvimento de uma metodologia projectual na área do design de produto (http://metodologiapp.blogspot.com/). Esta metodologia, criada num contexto académico, pretendeu estimular a participação activa dos participantes para a resolução de problemas e para promover a criatividade.
Esta metodologia, criada a partir de processos de criação usados em projectos de design de produto em conjunto com técnicas de cooperação e de participação de grupo, tem como principal objectivo contribuir para a criação colectiva e gerar ideias. Isto é conseguido ao mesmo tempo que se promove junto dos participantes:
» o gosto pelo desafio;
» o uso da criatividade no dia a dia;
» a descoberta de novas formas de aprender e a resolver problemas;
» a cooperação e espírito de equipa;
» a estruturar o pensamento próprio;
» a desenvolver a capacidade de adaptação a novas situações.
O resultado são actividades interativas (exercícios), com crianças ou adultos, descontraídas e divertidas. O alinhamento dos exercícios são organizados e criados tendo em conta os objectivos de cada actividade. Podendo esta ser para educação ambiental, promoção da cidadania, promoção do património entre outras.
Exemplo do projeto realizado na Escola E.B. D.Dinis de Quarteira em Janeiro e Fevereiro de 2019 no âmbito das ações de sensibilização sobre a temática da poluição dos oceanos. Produção para o Quarteira Art Lab (um projeto do Loulé Adapta – Câmara Municipal de Loulé) – ver mais informação sebre este projeto em concreto publicado pelo Jornal PlanetAlgarve).