Figo Lampo

Quem somos

A Figo Lampo – Associação Cultural e Ambiental, constituída em termos legais a 23 de Agosto de 2019, é uma associação sem fins lucrativos que tem como objectivo a promoção, desenvolvimento e dinamização de projectos de intervenção artística, cultural, ambiental, comunitária e social. Está sediada na aldeia de Querença, concelho de Loulé, local incluído na área de territórios de baixa densidade da região algarvia.

Para a Figo Lampo, é fundamental, fazer parte da estratégia de valorização do interior da região, levando em consideração o ordenamento do território, a sua conservação e valorização – natural, paisagístico e cultural, no sentido de criar uma cultura cívica consciente, que utilize de uma forma mais criteriosa os seus recursos específicos, quer materiais quer imateriais.

Os seus elementos constituintes são parceiros a nível profissional há mais de duas décadas, tendo uma vasta experiência em diversas áreas nomeadamente na literatura, no design, na fotografia, no cinema e vídeo, na pintura e instalação artística, no teatro para a infância, na performance artística, na educação não formal nas escolas e na comunidade, no empreendedorismo, na educação ambiental, no jornalismo e no voluntariado.

 

História

Desde a sua constituição, a Figo Lampo já desenvolveu atividade nas áreas das exposições de ecodesign, do teatro para a infância e teatro com a comunidade, da produção de espetáculos e da edição literária.

Em 2019 apoia a produção da peça de teatro para a infância sobre Alterações Climáticas “CLIMAAT 100”, sob a direção de Verónica Guerreiro, no Cine-Teatro Louletano, bem como a produção do espetáculo de poesia e música clássica “O Pássaro Escritor” e do espetáculo para bebés “Catalua – Uma Estória Musical”. Em 2020 cria e produz o espetáculo com a comunidade “Diz Coração”para o Museu Municipal de Olhão, sob direção e criação de Maria Adelaide Fonseca. Produz a performance “Prelúdio de Amor, Tempo e Silêncio”, uma criação de Maria Adelaide Fonseca, no âmbito do programa de apoio a artistas “Figuras em Casa” do Teatro Municipal de Faro.

Apoia a edição dos livros, CLIMAAT 100 e Caderno de Atividades sobre as Alterações Climáticas para professores, educadores e animadores realizarem com crianças e adolescentes nas escolas, publicadas no Dia Mundial da Criança, dia 1 de Junho do corrente ano pela Câmara Municipal de Loulé. Livros da autoria de Maria Adelaide Fonseca com ilustrações de Bruno Galrito.

O projecto PidutournéeDesign existe desde 2012 e integra a Figo Lampo em 2019 na área do design/art e ecodesign. Procura com ideias práticas e com uma linguagem provocadora contribuir para um futuro sustentável. Em 2019 participou no Festival Verão Azul com uma intervenção artística no Conservatório de Música de Loulé. Em 2020 expõe no Designer Outlet Algarve 2020 com a Montra Refuse integrada na exposição coletiva do Loulé Criativo.

 Ainda neste ano, edita e lança o número 9 e o número 10 da revista #esfera incorporando este projeto que já existe desde 2015. Trata-se de uma revista experimental alternativa sendo ponteada com participações de diferentes artistas de diversas áreas como a fotografia, ilustração, poesia, pintura, critica entre outras.

Um outro eixo de ação da Figo Lampo são as sessões com metodologia participativa na vertente da criatividade e educação ambiental. Em 2019, desenvolveu conjuntamente com a Unidade Operacional de Ação Climática e Economia Circular do Município de Loulé sessões nesta área, na escola EB 2,3 D. Dinis e na comunidade de Quarteira num projeto intitulado “Quarteira Arte Lab”.