Sessões Participativas

“Workshop para Bruxas e Bruxos”
Aprende a criar e a pensar ou a “magicar”

Fará parte no processo criativo da peça de teatro As Bruxas e o Poço, criada pela Associação Figo Lampo, 6 sessões participativas nas escolas (num formato de workshop), dirigidas a crianças dos 8º e 9.º anos. Pretende-se abordar os temas da desinformação e dos problemas que daí podem derivar como decisões erradas ou até guerras, os exemplos estão nos nossos jornais, mas também podem estar no nosso dia-a-dia. Os resultados das sessões participativas contribuirão para o processo de criação de uma das cenas da peça “As Bruxas e o Poço” com estreia dia 12 de Dezembro (texto dramático ou cenário) no Cineteatro Louletano.

 

Será adaptada uma metodologia participativa concebida com o intuito de concretizar em simultâneo dois objetivos específicos: contribuir para o aumento da motivação e do interesse dos alunos no progresso da sua aprendizagem escolar e social, e recolher dados sobre um determinado tema que neste caso é sobre a desinformação, tendo como base a história de Portugal e da região para utilizar na peça de teatro.

O workshop terá o título “Worshop para Bruxas e Bruxos” – Aprende a “magicar”

Destinatários 2 turmas (8º ano e 9.º anos) com 3 sessões de 1 ou 2  horas para cada uma num total de 6 sessões.

 

Metodologia:

1.º dia // 1.ª parte: Apresentação »» Jogos de cooperação »» Actividades de estimulação e criatividade »» Aprender a registar e desenhar ideias » 2.ª parte // oficina »» Desenhar, explorar materiais, criar personagens

 

2.º dia // 1.ª parte: Jogos de cooperação e de estimulação » Geração de ideias em grupo (técnicas de brainstorming, Pin Card, Nominal Group entre outros) »» 2.ª parte // oficina »» Projectar e planear, ensaios

 

3º dia // 1.ª parte: Jogos de cooperação e de estimulação » Geração de ideias em grupo (técnicas de Storytelling) Avaliação coletiva »» 2.ª parte // oficina »» Apresentação, debate e registos videográficos.

 

Criação, desenvolvimento e facilitadora: Verónica Guerreiro.
Assistentes e registo de imagem: Tiago M. C. de Sousa e Paulo Tomé.

Esta iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé (Cineteatro Louletano), da CCDR Algarve – Unidade de Cultura.

Workshops de criatividade e educação ambiental

As Sessões Participativas que a Figo Lampo apresenta decorrem de uma experiência piloto que serviu como ponto de partida para o desenvolvimento de uma metodologia projectual na área do design de produto (http://metodologiapp.blogspot.com/). Esta metodologia, criada num contexto académico, pretendeu estimular a participação activa dos participantes para a resolução de problemas e para promover a criatividade.

Esta metodologia, criada a partir de processos de criação usados em projectos de design de produto em conjunto com técnicas de cooperação e de participação de grupo, tem como principal objectivo contribuir para a criação colectiva e gerar ideias. Isto é conseguido ao mesmo tempo que se promove junto dos participantes:

» o gosto pelo desafio;
» o uso da criatividade no dia a dia;
» a descoberta de novas formas de aprender e a resolver problemas;
» a cooperação e espírito de equipa;
» a estruturar o pensamento próprio;
» a desenvolver a capacidade de adaptação a novas situações.

O resultado são actividades interativas (exercícios), com crianças ou adultos, descontraídas e divertidas. O alinhamento dos exercícios são organizados e criados tendo em conta os objectivos de cada actividade. Podendo esta ser para educação ambiental, promoção da cidadania, promoção do património entre outras.

Exemplo do projeto realizado na Escola E.B. D.Dinis de Quarteira em Janeiro e Fevereiro de 2019 no âmbito das ações de sensibilização sobre a temática da poluição dos oceanos. Produção para o Quarteira Art Lab (um projeto do Loulé Adapta – Câmara Municipal de Loulé) – ver mais  informação sebre este projeto em concreto publicado pelo Jornal PlanetAlgarve).